Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas - Laboratórios
LABORÁTORIO DE ARMAZENAMENTO E PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS
O laboratório de Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas (LAPPA) da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola/CTRN/UFCG, dispõe de uma área de aproximadamente 1.000 m2, equipado com os seguintes equipamentos: termômetros de infravermelho e digitais, paquímetros digitais, micrômetro, agitador de peneiras, balanças analíticas, pHmetro, medidor de atividade de água (Aqualab), determinador de umidade em grãos (Mult-grain), moinho de facas, mufla, moinho de bolas, banho-maria, agitador magnético com aquecimento, agitador magnético sem aquecimento, bloco digestor, destilador de nitrogênio, deionizador, destilador de água, estufas de secagem, estufa de secagem a vácuo, estufa de secagem com circulação de ar, condutivímetro, colorímetro para determinação de parâmetros de cor, balança de precisão, rotaevaporador, viscosímetro, liofilizador, espectrofotômetro, banho ultrasônico, centrífuga, centrífuga refrigerada, capela de exaustão, agitador vortex, batedeira, liquidificador, freezer vertical, freezer horizontal, container para nitrogênio líquido, percolador, vaca mecânica, divisor de sementes, estufas BOD, estufa de germinação, geladeira, spray dryer de bancada, secador de bandejas, central de criogenia capaz de produzir nitrogênio líquido para aplicações em congelamento ultra-rápido, unidade de beneficiamento de sementes. Dessa forma, o LAPPA dispõe de infraestrutura para o desenvolvimento de experimentos desde a colheita até o armazenamento nas linhas de pesquisa de Propriedades Físicas, Processamento, Secagem e Armazenamento de Produtos Agrícolas, além da determinação de testes de germinação e vigor, composição centesimal, compostos bioativos, atividade antioxidante e pigmentos de frutas e vegetais.
LABORÁTORIO INTERDISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS (Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola) - ÁREA: 900 m com dois pavimentos.
Com atividades para difundir ações tecnológicas através de cursos de extensão ao público em geral, presencial e a distância, estando para tanto equipada com sala de aula com 10 computadores, wifi e projetores para aulas presenciais. Auditório com 44 lugares de cadeiras estofadas e lousa eletrônica, e Sala de Aula com datashow e capacidade para 25 alunos. Existe apoio aos(às) estudantes da graduação com cozinha dotada de fogão, geladeira e forno micro-ondas para refeições rápidas, além de utensílios de suporte que se faz necessário para a degusptação de alimentos. São dezesseis salas com fins diversos: de estudo individual ou em grupo, de atendimento e de projeto de extensão, composta por alunos(as) de Pós-Graduação e da Graduação em fase de orientação pelos(as) professores(as) da unidade. Há uma Biblioteca Livre com dezenas de exemplares para pesquisa, abriga o Projeto de Extensão Universidade Cidadãs, a Empresa Júnior AgTec do curso de Graduação em Engenharia Agrícola, dispõe de um almoxarifado com publicações técnicas com diversos títulos, impressos e em mídia eletrônica e material publicitário de cursos e treinamentos; tem a sala do Projeto REUSO (NUTRA/UFCG- em parceria com a ANA/FAPESq-PB), salas individuais que é estruturada com computadores e linhas telefônicas para professores da Área Acadêmica de Máquina e Implementos Agrícolas. O LICTA caracteriza-se pela interdisciplinaridade e agrega, e já contou com vários profissionais com formação diversa (Agrônomo, Engenheiro Elétrico, Geomática, Educação, Engenharia de Produção) na qualidade de pesquisadores e professores de outras unidades da UFCG. No subsolo está provido de uma sala ambiente para atividades práticas no manuseio de ferramentas, provido de bancadas fixas e móveis, torno, furadeira de bancada, máquina de solda elétrica para eletrodo, guilhotina, policorte, prensa para tijolos, forno a gás, estantes e armários, lavabos e banheiros femininos e masculinos incluindo chuveiros. Tem uma sala que acomoda vários elementos de máquinas que ilustram as aulas práticas. O LICTA está provido também de uma sala que abriga ferramentas manuais diversas para uso no campo, e para ajustes mecânicos em bancadas. Na área externa desenvolvem-se práticas de campo, e, eventualmente, instalam-se modelos de secador solar. Há ainda, equipamentos específicos de suporte aos trabalhos teóricos como GPS, impressora de mapas e câmara fotográfica. Dentro de habilidades da área de máquinas e implementos agrícolas, são desenvolvidos projetos de construções de barragens subterrâneas e outras obras hídricas, apoio na extensão a diversas comunidades no processo de piscicultura incluindo o beneficiamento, e práticas agroecológicas.