Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas - Projetos de Pesquisa

Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 22h47 | Última atualização em Sexta, 28 de Mai de 2021, 20h21 | Acessos: 2190
PROJETO DE PESQUISA DESCRIÇÃO SITUAÇÃO
AVALIAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS E RESÍDUOS DURANTE O SEU DESENVOLVIMENTO
Estudar transformações que ocorrem em frutos tropicais, durante o desenvolvimento e conservação de sua qualidade pós-colheita, utilização de resíduos durante o maior tempo possível. Proceder-se-á o monitoramento das operações de colheita e de todo o processo de maturação do fruto.
EM ANDAMENTO.
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES E PRODUTOS AGRÍCOLAS Este projeto visa estudar as variações que ocorrem em produtos agrícolas, procedendo-se periodicamente, avaliações da qualidade fisiológica, determinações do teor de umidade, testes de germinação e vigor. EM ANDAMENTO.
COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS. Os objetivos desta pesquisa são: obter sucos de frutos tropicais e elaborar combinações entre eles; estudar o comportamento reológico dos sucos simples e combinados em diferentes proporções e diferentes temperaturas. Para caracterização reológica dos sucos serão utilizados os modelos de Casson, Herschel-Bulkley e Mizrahi-Berk. EM ANDAMENTO.
CONTROLE DE INSETOS E PATÓGENOS EM PRODUTOS ARMAZENÁVEIS Estudo dos patógenos que ocorrem em sementes das principais culturas do Estado da Paraíba, com testes de produtos naturais e químicos visando o seu controle. Busca-se, através de extratos de plantas, identificar produtos naturais para o controle de pragas e de patógenos, de modo a se evitar a poluição dos ecosistemas. EM ANDAMENTO.
CRIOCONSERVAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS - EXTRATOS VEGETAIS
Objetiva-se estudar o efeito da crioconservação e micropropagação sobre a conservação de produtos agrícolas, detalhando-se os níveis de umidade desses produtos sobre as viáveis e recalcitrantes. Utilização de extratos vegetais em produtos agrícolas
EM ANDAMENTO.
ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS QUÍMICAS E ANÁLISE SENSORIAL DE PRODUTOS AGRÍCOLAS Objetivo proceder estudo de caracterização física, química e nutricional de frutos e outros produtos agrícolas importantes para a região Nordeste. Os trabalhos iniciaram-se com umbu, um fruto nativo, com grande potencialidade de exploração comercial e tiveram continuidade com babaçu e bananeira. EM ANDAMENTO.
PÓS-COLHEITA DE PRODUTOS AGRÍCOLAS E DESENVOLVIMENTO DE BIOPROCESSOS: PATENTES - MODELAGEM E SIMULAÇÃO. Tem como objetivo realizar estudos sobre alterações fisiológicas que ocorrem nos grãos, frutos, horatliças e tubérculos após a colheita e durante as diversas fases de processamento e armazenamento de produtos agrícolas, bem como a produção de bioprodutos, destacando-se enzimas e bioetanol, pode ser realizada através da conversão de resíduos, que são ricos em açúcares diretamente fermentescíveis ou não, proteínas e sais minerais, permitindo a ampliação da matriz de energia alternativa do Nordeste do Brasil sem maiores conseqüências ambientais. As patentes tem sido uma constante e importante nessa área de concentração. EM ANDAMENTO.
PROPRIEDADES TERMO-ELÉTRICAS DE PRODUTOS AGRÍCOLAS Tem-se como objetivo o estudo das propriedades térmicas de produtos agrícolas das principais culturas de importância econômica para a região, decorrentes de diversas práticas de plantio, colheita, processamento e beneficiamento do produto colhido. EM ANDAMENTO.
SECAGEM CONVENCIONAL, OSMÓTICA E SORÇÃO (ATIVIDADE DE ÁGUA) EM PRODUTOS AGRÍCOLAS São estudadas a cinética de secagem convencional e/ou osmótica de frutos tropicais, observando-se a otimização do processo de secagem. O efeito da temperatura e da velocidade do ar de secagem será estudado, observando o fenômeno de transferência de calor e massa. Os dados do teor de umidade de equilíbrio, utilizados para o cálculo do adimensional de umidade, servirão também para a obtenção das isotermas de dessorção e calor isostérico. EM ANDAMENTO.
registrado em:
Fim do conteúdo da página