Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estrutura Curricular

Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 22h48 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 19h57 | Acessos: 5865

Em relação a estrutura curricular, para a obtenção dos títulos de Mestre e Doutor o aluno deverá atender às seguintes exigências: 1) Integralizar 22 (vinte e dois) créditos para o Curso de Mestrado, e de 35 (trinta e cinco), para o Curso de Doutorado, distribuídos na seguinte proporção: sendo dezoito (18) créditos em disciplinas obrigatórias e os demais créditos em disciplinas optativas, conforme normas estabelecidas pelo Conselho do Programa. Cada crédito corresponde a 15 horas de aula teórica ou trabalho equivalente e a 30 horas de aula prática ou trabalho correlacionado. É obrigatório, para todos os alunos de Mestrado matricular-se em um período letivo na disciplina Seminários em Engenharia Agrícola I, e apresentar um seminário, versando sobre sua proposta de Dissertação e o aluno de Doutorado deverá matricular-se na disciplina Seminários em Engenharia Agrícola II e apresentar e defender um seminário, versando sobre a proposta de Tese.

A avaliação das disciplinas inclui atividades escrita e oral; realização de seminários; trabalhos em grupos e individuais; relatórios de visitas técnicas e de aulas práticas e elaboração de projetos, dentre outros meios de aferir o aprendizado dos discentes. Estimula-se todos os discentes regularmente matriculados no Programa, oportunamente, a fazer Estágio Docência, com o objetivo de se aperfeiçoarem para o exercício do magistério no ensino superior, apesar dessa atividade ser obrigatória apenas para os bolsistas CAPES.

A comprovação da capacidade de leitura, em língua estrangeira tem como base o exame de proficiência onde os discentes traduzem e respondem dados relacionados a textos científicos. O aluno de Mestrado deverá ser aprovado na proficiência em uma língua estrangeira, enquanto o aluno de Doutorado em duas. A habilidade na língua inglesa é obrigatória tanto para o aluno de Mestrado como de Doutorado. Após concluir os créditos mínimos exigidos para integralização do Programa e realização do exame de proficiência em língua(s) estrangeira(s), o aluno de Doutorado deverá submeter-se ao Exame de Qualificação, com o objetivo de avaliar o discente na área de investigação, sobre sua maturidade científica e sobre os conceitos tratados em seu Projeto de Tese. A Dissertação, requisito para obtenção do grau de Mestre, deverá evidenciar domínio do tema escolhido e capacidade de sistematização e de pesquisa e a Tese, requisito para obtenção do grau de Doutor, deverá ser um trabalho original e representar uma real contribuição para o conhecimento cientifico e tecnológico, gerando processos, produtos e serviços dos temas investigados.

 

Baixe aqui o ementário com as disciplinas do programa referentes ao Regulamento PPGEA 05/2018.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página