Ir direto para menu de acessibilidade.
Sobre o PPGEA > Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 20h03 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 20h04 | Acessos: 459

- Em relação à infraestrutura do PPGEA, conta-se atualmente com cinco laboratórios, sete casas de vegetação, fazenda experimental fruto de uma parceria com professores do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar CCTA/UFCG e uma unidade piloto de uso de esgoto tratado na irrigação de plantas oleaginosas e produção de mudas de espécies nativas e uma Rede de Beneficiamento de Sementes, além de uma Central de Criogenia que produz Nitrogênio líquido. Ainda assim, para ampliar a infraestrutura necessária ao desenvolvimento de todas as pesquisas os professores do Programa trabalham em parceria com diferentes empresas ou instituições de Ensino e Pesquisa com o objetivo de concretizar os Projetos de Mestrado e Doutorado. Essas parcerias tem viabilizado a união de conhecimentos importantes na construção de soluções aos problemas de pesquisa estudados no PPGEA incluindo as potencialidades e desafios regionais. Além disso, as parcerias tem permitido o uso de equipamentos com tecnologia de elevada performance, resultando em publicações em periódicos de amplo alcance e com alto fator de impacto, consolidando e contribuindo para o aumento do conceito do Programa. No presente momento, conta-se pelo menos com 12 tratados em vigência:  1. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA; 2. Instituto Nacional do Semiárido - INSA; 3. Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFRB; Universidade Federal do Semiárido - UFERSA; 4. Universidade Federal do Ceará - UFC; 5. Instituto Nacional de Salinidade - INCTSAL; 6. Universidad Politécnica de Madrid - UPM; 7. Instituto Federal da Paraíba - IFPB; 8. Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; 9. Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE; 10. Universidade Federal da Paraíba – UFPB; 11. Empresa Guaraves. 12. Universidade de Algarves – Ualg. Todo esse esforço tem permitido aprimorar as competências dos estudantes e prepará-los para contribuir no desenvolvimento local, regional e nacional no campo de atuação de Engenharia Agrícola seja na formação e aperfeiçoamento de docentes para o ensino superior; no desenvolvimento de pesquisas voltadas às potencialidades, vocações e especificidades da região Nordeste, tendo em vista uma agricultura irrigada com índices de produtividade competitivos e, sobretudo, atento ao manejo adequado dos recursos naturais e preservação do meio-ambiente; busca-se ainda, que os produtos gerados no ambiente da pesquisa possam resultar numa melhoria das condições socioeconômicas tanto das populações rurais como urbanas, reduzindo, inclusive, os desequilíbrios sociais regionais.

- Em relação a infraestrutura destinada a parte administrativa, o PPGEA conta com um ambiente de quatro salas, cada uma com aproximadamente 14 m2, no andar superior do Bloco onde fica instalada a Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola sendo uma sala destinada a secretaria do Programa, que conta com dois servidores técnicos administrativos; um ambiente para realização de reuniões; o gabinete do coordenador e uma pequena biblioteca onde são acomodadas as dissertações e teses mais recentes, disponíveis para consulta dos alunos. Todos os espaços dispõem de internet de excelente qualidade e são equipados com mesas, cadeiras, armários, telefone, computadores, impressoras e aparelhos de ar condicionado.

 - No que diz respeito ao ambiente para os professores do PPGEA reporta-se que cada um dos docentes desenvolve suas atividades em pelo menos um dos cinco laboratórios do Programa e nesses laboratórios cada docente tem seu gabinete com uma área em torno de 14 m2, com internet de boa qualidade; equipado com computador, impressora, aparelho de ar condicionado, impressora, telefone e mobiliário adequado ao desenvolvimento das atividades docentes incluindo o atendimento aos alunos.

- Além dos ambientes destinadas aos docentes, cada laboratório dispõe de salas para uso dos pós-graduandos. Geralmente são gabinetes de 16 m2, para acomodação de 4 discentes, dispondo de internet de boa qualidade e equipadas com mobiliário, computadores, impressoras e ar condicionado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página