Ir direto para menu de acessibilidade.
Construções Rurais e Ambiência > Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Construções Rurais e Ambiência - Projetos de Pesquisa

Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 22h48 | Última atualização em Sexta, 28 de Mai de 2021, 20h28 | Acessos: 2438
PROJETO DE PESQUISA DESCRIÇÃO SITUAÇÃO
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR E DOS ANIMAIS Avaliação e monitoramento da qualidade do ar em instalações e agroindústrias do meio rural avaliando a qualidade dos egressos das instituições do ensino médio e superior que atuam nessa linha de trabalho. EM ANDAMENTO.
CARACTERIZAÇÃO E PREPARO DE MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO. Este projeto tem o objetivo de estudar as caracterísitcas físicas e preparo de materiais convencionais e não convencionais na confecção de tijolos e telhas. EM ANDAMENTO.
CONTROLE E QUALIDADE DO AR EM INSTALAÇÕES AGROPECUÁRIAS Avaliação da emissão e concentração de gases, poeiras e micro organismos em instalações para aves, suínos, caprinos e bovinos, como também em agroindústrias da região semi-árida. Também será avaliado a qualidade do ar em municípios como Campina Grande, Areia e Bananeiras, PB. EM ANDAMENTO.
ESTUDO DO CONFORTO TÉRMICO NAS INSTALAÇÕES AGROPECUÁRIAS O conceito de conforto térmico está diretamente relacionado com a questão do micro-clima, por isso, condições ambientais inadequadas afetam diretamente o desenvolvimento dos animais. Na zona de termo-neutralidade o animal perde o mínimo de energia para se defender do excesso de calor ou frio, portanto, com temperaturas abaixo da região da termo-neutralidade o crescimento de animais se torna mais lento, aumenta o consumo de alimentos, afetando negativamente a conversão alimentar. Em contra-partida, temperaturas altas diminuem a produtividade do animal, devido a redução do consumo alimentar, numa tentativa de gerar menos calor metabólico, aumento no consumo de água, afim de manter sua temperatura corporal constante. Um ambiente é tido como confortável quando apresenta temperaturas de 15 a 25ºC e umidade relativa do ar de 50 a 70%. Sendo assim, a inter-relação entre as características climáticas regionais com as exigências bio-climáticas dos animais, será de grande importância no melhoramento e aumento do rendimento da produção de monogástricos das microrregiões no estado. O objetivo desta pesquisa é analisar as características climatológicas das microrregiões do Estado da Paraíba, relacionando-as com as necessidades bio-climáticas das diversas espécies domésticas exploradas para fins produtivos. EM ANDAMENTO.
ESTUDOS DE DIMENSIONAMENTO E DE ESTRUTURA DE SILOS. Este projeto vem sendo desenvolvido em conjunto com a Escola de Engenharia de São Carlos/USP. Visa estudar diferentes tecnologias para o dimensionamento e construção de silos e combinação de ações que atuam nas diversas estruturas de silos, a fim de gerar informações que possibilitem a realização de projetos mais seguros e econômicos. EM ANDAMENTO.
ESTUDOS SOBRE BIODETERIORAÇÃO, PRESERVAÇÃO, TRATAMENTO, ENRIQUECIMENTO E UTILIZAÇÃO DE MADEIRAS. Este projeto tem como objetivo estudar a biodeterioração, preservação e enriquecimento de madeiras para seu emprego em construções rurais. O tratamento preservativo, no caso de bambu, será feito por meio de dois métodos simples e de fácil execução no meio rural e avaliada a eficiência do tratamento por meio da penetração, distribuição e retenção do preservativo e por meio de ensaios biológicos com fungos e cupins xilófagos. EM ANDAMENTO.
LEVANTAMENTO DA TIPOLOGIA CONSTRUTIVA DAS INSTALAÇÕES PECUÁRIAS E SEUS EFEITOS AMBIENTAIS NO DESEMPENHO PRODUTIVO DE ANIMAIS. O projeto tem o objetivo de traçar o perfil de instalações pecuárias no Estado da Paraíba, para que seja possível analisar o desempenho produtivo dos animais. Será feito estudo de conforto térmico em instalações destinadas a criação de animais para corte e leite. Espera-se com este projeto estabelecer a zona de conforto para as condições do semi-árido. Para isso será feito o levantamento nas quatro mesorregiões do estado. Como resultado final, espera-se, que sejam fornecidos dados técnicos, até então, desconhecidos para exploração em sistema de semi-confinamento. EM ANDAMENTO.
MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS NO NORDESTE DO BRASIL Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal monitorar as condições atmosféricas em locais estratégicos através de medições da temperatura e umidade relativa do ar e radiação solar, pressão atmosférica, direção e velocidade do vento, perda potencia de água da superfície e observação de fenômenos atmosféricos. Neste monitoramento utiliza-se estações meteorológicas automáticas capazes de identificar oscilações destes elementos em pequenos intervalos de tempo. EM ANDAMENTO.
PRODUÇÃO ANIMAL O objetivo desse projeto é trabalhar com índice de produção animal com ênfase em animais nativos do semi árido com caprinos, ovinos e aves, como enfase ao consumo de água em ambientes contolados. EM ANDAMENTO.
registrado em:
Fim do conteúdo da página