Ir direto para menu de acessibilidade.
Irrigação e Drenagem > Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Irrigação e Drenagem - Projetos de Pesquisa

Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 22h46 | Última atualização em Sexta, 28 de Mai de 2021, 20h13 | Acessos: 2648
PROJETO DE PESQUISA DESCRIÇÃO SITUAÇÃO
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE EQUIPAMENTOS E DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM. Realizar a parametrização e avaliação do desempenho de microaspersores, aspersores e de outros equipamentos ou implementos utilizados em irrigação. A avaliação abrange estudos de laboratório dos equipamentos e de seu desempenho em condições de campo. Este projeto conta com apoio financeiro de empresas privadas diversas, dependendo da origem do equipamento. EM ANDAMENTO.
AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL - RESÍDUOS SÓLIDOS A agricultura irrigada tem desempenhado nas recentes décadas um significante papel para o aumento da produção de alimentos, mas sua contribuição absoluta ainda é pequena em relação à agricultura de sequeiro. Os custos ambientais da irrigação são também altos. Uma irrigação intensa conduz freqüentemente a encharcamento e/ou salinização. A busca por produtos mais nobres, permitindo a agregação de valor ao produto sem queda na qualidade, desponta como uma alternativa interessante, que possibilita a abertura de novos canais de comercialização. O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de avaliar os diferentes aspectos da exploração agropecuária associados aos impactos ambientais da agricultura irrigada. EM ANDAMENTO.
CARACTERIZAÇÃO DE PROBLEMAS DE SALINIDADE EM SOLOS E ÁGUAS. Este trabalho objetiva realizar estudos de problemas de salinidade em áreas irrigadas, bem como realizar análises de águas utilizadas na irrigação no Estado da Paraíba e estados vizinhos. Os dados serão importantes para se ter um diagnóstico da evolução do problema da salinização de solos, com possibilidade de serem tomadas medidas preventivas e de correção. EM ANDAMENTO.
EFEITO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DAS CULTURAS. O uso da irrigação tem contribuído significativamente para aumento da produtividade agrícola, além da incorporação no sistema produtivo de áreas cujo potencial para a exploração agrícola é limitado devido aos seus regimes pluviais; por outro lado, a irrigação tem causado alguns problemas ao meio ambiente, entre os quais a salinização e/ou encharcamento devido ao manejo inadequado de águas salinas e sódicas, resultando em perdas da capacidade produtiva dos solos. Os custos ambientais da irrigação são altos, e não são refletidos nos preços dos alimentos. Aproximadamente 30% das terras irrigadas estão, no momento, severamente ou moderadamente afetadas. A salinização está reduzindo as áreas cultivadas sob regime de irrigação de 1 a 2% ao ano, devido provocar alterações nas propriedades físico-químicas do solo. Diante do exposto, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal avaliar o efeito da qualidade da água de irrigação na produtividade das culturas. EM ANDAMENTO.
ESTUDO DE FERTILIDADE DE SOLOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS A caracterização química de solos feita através de amostras de terra, coletadas pelo método tradicional, isto é através de amostras compostas de uma determinada área, muitas vezes pode mascarar a possível variação de suas características, interferindo na interpretação e nas recomendações de correção de fertilidade. Pelo presente projeto, além das práticas convencionais de estudo da fertilidade de solos, pretende-se utilizar, também, a técnica de variabilidade espacial das características químicas e físicas. EM ANDAMENTO.
ESTUDO DE RELAÇÕES ENTRE ÁGUA, SOLO, PLANTA E ATMOSFERA Este projeto tem o objetivo de estudar relações entre água, solo, planta e atmosfera que interferem na produção agrícola. EM ANDAMENTO.
ESTUDOS DE SALINIDADE EM DIFERENTES ESPÉCIES COM POTENCIAL DE EXPLORAÇÃO ECONÔMICA NO NORDESTE BRASILEIRO Considerando a importância da fruticultura nordestina, lado ao lado, problemas da salinidade na região nordeste devido as condições edafoclimáticas, o objetivo principal deste projeto é estudar os efeitos de diferentes níveis de salinidade da água em diferentes fases do desenvolvimento e na produção de fruteiras tropicais (manga, maracujá, graviola, mamão, coco e goiaba) e outras espécies, visando a se conhecer o valor da salinidade limiar para cada espécie. EM ANDAMENTO.
NÍVEIS DE ÁGUA E INSUMOS EM DIFERENTES CULTURAS. O objetivo do presente projeto é estudar e identificar os níveis de água no solo e as doses de nitrogênio que proporcionam as maiores produções e melhores resultados econômicos de cana de açúcar, rendimento em açúcar e rendimento em álcool. Metas: Função de produção da cana de açúcar tendo a água como fator variável; Determinação da quantidade ótima e econômica de água a ser aplicada que proporcione uma receita líquida máxima; Função de produção da cana de açúcar tendo o nitrogênio como fator variável; Efeito combinado de água e nitrogênio. EM ANDAMENTO.
PARAMETRIZAÇÃO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM. Objetiva-se encontrar parâmetros relacionados ao dimensionamento e operação dos sistemas de irrigação e drenagem, em função das condições de campo. Busca-se, também, a melhor combinação possível, entre os parâmetros, em função do dimensionamento, condições de solo, clima, topografia, recursos hídricos, cultura e condições do próprio operador do sistema. Principais parâmetros considerados nos estudos: comprimento de parcela, vazão derivada, tempo de aplicação de água nas parcelas, condutividade hidráulica, espaçamento entre drenos. EM ANDAMENTO.
UTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS NA AGRICULTURA O presente projeto tem como objetivo avaliar as possibilidades de utilização de águas residuárias, submetida a tratamento primário e sem tratamento, na irrigação de hortaliças, floricultura, através do monitoramento dos efeitos da água residuária sobre o solo e a planta cultivada. Metas: Indicar a forma mais adequada de utilizar efluentes com a irrigação localizada. Identificar estratégias inovadoras do manejo no uso de efluentes na agricultura. Avaliar a ação do solo como agente depurador dos resíduos presentes no efluente. EM ANDAMENTO.
registrado em:
Fim do conteúdo da página