Ir direto para menu de acessibilidade.
Sobre o PPGEA > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 14h43 | Última atualização em Terça, 26 de Junho de 2018, 14h43 | Acessos: 2389

O curso de Pós-Graduação Stricto sensu em Engenharia Agrícola foi criado em agosto de 1987, na então Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pela Resolução nº 107/87 do Conselho Universitário. Ele surgiu a partir do desmembramento da Área de Concentração em Irrigação e Drenagem do Mestrado em Engenharia Civil área de Concentração em Recursos Hídricos.

A principal base deste curso foi a infraestrutura física e de recursos humanos do Departamento de Engenharia Agrícola, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Ele foi reconhecido pelo Ministério da Educação pela Portaria Nº. 84, publicada no Diário Oficial da União em 06/01/95. Entretanto, com a criação do Doutorado em Engenharia Agrícola, em setembro de 2001, o Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CONSEPE/UFPB), por meio da Resolução No 27/2002, alterou o nome anterior do curso para o presente atualmente: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Agrícola (PPGEA).

Com a criação da Universidade Federal de Campina (UFCG), em 2002, o Programa passou a ser oferecido pelo Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN/UFCG). Nessa mudança foi feita a atualização do seu Regulamento por meio da Resolução Nº 10/2007, da Câmara Superior de Pós-Graduação (CSPG/UFCG).

Ao longo de sua história o PPGEA tem contribuído com o desenvolvimento científico e tecnológico sustentável na área de Engenharia Agrícola, qualificando profissionais em nível de Mestrado e Doutorado, em três Áreas de Concentração: Irrigação e Drenagem, Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas e Construções Rurais e Ambiência, o qual tem ampliado o número de especialistas capazes de desenvolver ensino, pesquisa e extensão nas mais diversas áreas da Engenharia Agrícola.

O PPGEA, desde sua criação até março de 2018, formou 610 Mestres e 190 Doutores, destacando-se a capacitação de 24 docentes do Instituto de Educação de Pernambuco (IFPE) e 15 docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), participantes dos Programas Minter UFCG/IFPE e Dinter UFCG/UTFPR, respectivamente. Vale salientar que a formação dos docentes da UTFPR viabilizou a criação de um curso de Pós-Graduação, em nível de mestrado, no Campus de Medianeira, PR.

Dessa forma, o PPGEA tem contribuído para o desenvolvimento local, regional e nacional, no campo de conhecimento e atuação da área de Engenharia Agrícola - tanto na formação e aperfeiçoamento de docentes para o ensino superior, quanto no desenvolvimento de pesquisas voltadas às potencialidades, vocações e especificidades da região Nordeste tendo em vista a existência de uma agricultura irrigada com índices de produtividade competitivos e, sobretudo, atenta ao manejo adequado dos recursos naturais e à preservação do meio-ambiente. Ademais, esse Programa ainda busca que os produtos gerados no ambiente da pesquisa possam resultar em melhorias das condições socioeconômicas em populações rurais e urbanas, reduzindo, portanto, os desequilíbrios sócio-regionais no semiárido brasileiro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página